Título: Matemática No Escuro
Descrição: O objetivo é explorar a aprendizagem matemática através de atividades de dobraduras sem o uso da visão, promovendo uma experiência inclusiva e desafiadora. Utilizando algoritmos verbais para a construção de um barco e copo, os participantes serão incentivados a desenvolver habilidades de escuta ativa, comunicação e pensamento espacial. A oficina busca ensinar conceitos matemáticos de forma prática e interativa e estimular a reflexão sobre a diversidade dos estilos de aprendizagem e a importância da inclusão na educação. Por meio de atividades colaborativas e discussões reflexivas, os participantes terão a oportunidade de experimentar o papel da matemática em contextos não visuais, promovendo um ambiente de aprendizagem acessível e inovador. 1 - Apresentação dos oficineiros com os participantes. Breve conversa sobre a aprendizagem sem os olhos, como funcionará a dinâmica. Será entregue aos participantes uma folha A4 e em seguida será lido aos participantes o algoritmo de como fazer um quadrado para ser utilizado na atividade. 2 - Para iniciar a oficina, a turma será dividida em dois grupos. Um integrante do grupo ficará de olhos abertos, enquanto os outros ficarão de olhos fechados. O integrante do grupo com olhos abertos, receberá o algoritmo do barco simples. O algoritmo será lido em voz alta para os demais, para que reproduzam o barco. Após a dobradura pronta, será realizado um bate papo rápido em relação a experiência de como se sentiram ao realizar a atividade. 3 - Dando sequência, os grupos escolheram outro integrante para ler o algoritmo do copo. A dinâmica ocorre da mesma forma como anteriormente. 4 - Nesta etapa, será discutido com os participantes as dificuldades encontradas, o que poderia ser diferente, quais termos seriam melhores para entender as instruções. Em seguida, serão realizadas as seguintes perguntas: Qual a relação do quadrado inicial com a dobradura final? O que tem de matemática nas dobraduras? Qual algoritmo foi mais fácil de reproduzir? Por que? Na dobradura do copo, é possível fazer em tamanho maior? Como? 5 - Na última etapa da oficina, serão debatidas questões sobre a inclusão, os desafios de se enxergar matemática sem os olhos, para gerar reflexões diante dos diferentes tipos de aprendizagem de cada um. Durante a execução das atividades, as professoras ficaram auxiliando os alunos quando encontrarem dificuldades. No final da oficina será solicitado aos participantes o feedback via google forms para coleta de dados, fotos.
Horário: 11/Setembro - Tarde
Faixa etária (público do minicurso): a partir de 14 anos
Número Máximo de Participantes: 30
Nível de Ensino:
Integrantes: