Título: Planejando aulas de inglês com literatura
Descrição: O projeto parte da percepção de que o uso de literatura nas aulas de inglês, quando ocorre, costuma se restringir aos aspectos gramaticais presentes no texto, sem atingir o que deveria ser seu propósito, que é a exploração de sentido do texto e o acesso à leitura entre discentes. Mesmo que os documentos oficiais tratem da importância cultural do acesso às leituras escritas originalmente na língua estudada, a realidade de sala de aula e seu contexto dificultam o planejamento de aula e a leitura mais profunda de literatura em inglês. Nesse sentido, o presente minicurso tem por objetivo oferecer aos professores de língua inglesa e aos estudantes de Licenciaturas em Letras que envolvam o ensino de inglês um guia que viabiliza o planejamento de aulas de inglês com o uso de literatura para além da análise estritamente gramatical (que, inclusive, não é obrigatória). O minicurso tem duração prevista de 2 horas, sendo: Recepção (5 minutos); Apresentação do projeto (15 minutos); Apresentação sobre os critérios para escolha do texto literário e a elaboração do plano de aula (30 minutos); Instruções sobre a atividade prática de elaboração do plano de aula e distribuição dos textos literários (10 minutos); Atividade prática de elaboração do plano de aula utilizando os textos literários distribuídos, solicitando até duas atividades pré-leitura, uma atividade para o momento durante a leitura e até duas atividades pós-leitura (50 minutos); Encerramento da atividade (10 minutos).
Horário: 11/Setembro - Tarde
Faixa etária (público do minicurso): a partir de 18 anos
Número Máximo de Participantes: 20
Nível de Ensino:
Integrantes: