Informações do minicurso

Título: Oficina: Educação inclusiva, construindo pontes!

Descrição: A oficina, por meio da participação ativa dos cursistas, tem por objetivo explorar conceitos e possibilidades na construção de processos inclusivos no espaço escolar. Propõe a reflexão sobre a necessidades da construção de uma cultura de educação inclusiva que supere situações de exclusão, com base na igualdade de oportunidades. Toma por referência as premissas da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, com vistas a assegurar e promover, em condições de igualdade, a inclusão social e a cidadania que parte da concepção de direitos humanos. Essa mudança paradigmática, pautada pelo modelo social, se contrapõe ao modelo médico até então vigente. Conforme Diniz, “a consolidação dos estudos sobre a deficiência, na década de 1960 e o movimento de reivindicação de direitos, pelo protagonismo das PcD, surgiu o modelo social da deficiência em contraposição ao modelo meramente biológico” (DINIZ, 2009). Nessa perspectiva, a deficiência deixou de ser doença há muito tempo. Deficiência significa a restrição de participação das pessoas devido a barreiras que limitam a participação dos sujeitos na vida social.

Horário: 11/Setembro - Tarde

Faixa etária (público do minicurso): a partir dos 15 anos

Número Máximo de Participantes: 30

Nível de Ensino:

  • Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
  • Ensino Superior
  • Pós-Graduação

Integrantes: