EXPLORANDO AS DOBRADURAS DE PAPEL: MATEMÁTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO BRINCAR INFANTIL


Resumo: Este artigo explora a importância do brincar na infância, com foco nos benefícios das dobraduras de papel no aprendizado infantil. O objetivo é demonstrar como essa atividade lúdica pode promover o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade, imaginação, concentração e paciência nas crianças, ao mesmo tempo que introduz conceitos de matemática e estimula o pensamento computacional. Metodologicamente, o estudo analisa a prática das dobraduras em diferentes contextos educacionais, observando seus impactos positivos no desenvolvimento global infantil. Como base teórica principal desta pesquisa, destaca-se Papert 1996, Piaget 1973 e Wing 2006. A pesquisa foi realizada em cinco escolas e três abrigos durante o período de enchentes no Rio Grande do Sul, com a participação de 40 (quarenta) estudantes e 7 (sete) professores. Foram utilizadas 3 (três) dobraduras de papel representando animais: raposa, cachorro e porco. Os resultados revelaram que os estudantes não apenas compreenderam os algoritmos de execução e resolveram problemas relacionados, mas também demonstraram maior engajamento nas atividades subsequentes. A combinação de diversão e aprendizado facilitou o desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança, enfatizando a importância de abordagens educacionais inovadoras que integrem práticas tradicionais com novas metodologias. As conclusões indicam que as dobraduras de papel não só enriquecem o aprendizado, mas também integram diversão e desenvolvimento de forma eficaz, tornando-se uma ferramenta valiosa na educação infantil. A prática regular de dobraduras contribui para um ambiente de aprendizagem mais envolvente e dinâmico, onde as crianças podem explorar sua criatividade enquanto desenvolvem habilidades essenciais para seu crescimento pessoal e intelectual, incluindo a compreensão matemática e o pensamento computacional.

Referências: PAPERT, S. The connected family: bridging the digital generation gap. Atlanta, GA: Longstreet Press, 1996. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1973. WING, J. Computational thinking. Communications of the acm, v. 49, n. 3, 2006, p. 33-35. Disponível em: <dl.acm.org/citation.cfm?id=1118215>. Acesso em: 22 jul. 2024.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

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