Resumo: O presente projeto consiste na elaboração de metodologias de ensino de matemática por meio da arte sequencial das histórias em quadrinhos, auxiliando o desenvolvimento do aprendizado do pensamento computacional, em especial, os algoritmos de dobraduras de papel e outros conceitos matemáticos por meio de produção de histórias e materiais complementares para professores e estudantes da comunidade externa e interna. O trabalho visa estabelecer os quadrinhos como sua própria linguagem, produzindo trabalho autoral com base em teorias acadêmicas de autores como Will Eisner e Daniele Barbieri, com objetivo de disseminar conhecimento sobre suas ferramentas peculiares para o aprendizado da matemática e outras áreas do conhecimento, dialogando com a comunidade externa e atendendo a necessidade da formação humana e diversificada de profissionais da educação. A metodologia é colaborativa com escolas do litoral norte e interdisciplinar, por abordar conceitos da matemática, literatura, arte e desenvolver o pensamento computacional, criando-se material para utilização escolar, realizando fases de testes e oficinas. Os resultados parciais apresentam duas histórias em quadrinhos autorais completas contemplando dois tipos de dobraduras de papel, avaliações de profissionais e estudantes de áreas coesas com o trabalho e a realização de uma oficina com professores da região, contemplando quatro municípios. O resultado almejado é da construção de um avanço no diálogo entre os quadrinhos e as salas de aula, oportunizando novas ferramentas de aprendizado que auxiliem e dialoguem com os estudantes e assim mobilizem a aprendizagem de matemática.
Referências: GERMANO, R. A., NUNES, N. B., De BONA, A. S. – Espirais e Molas na Matemática: Dobraduras e pensamento computacional, In ALBURQUERQUE JUNIOR, A. B de(org).; PEREIRA, G. S.; ROCHA, B. B. da.; IVANICSKA, R. F.EDUCAÇÃO, TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL : CAMINHOS PARA UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA.. – Itapiranga : Schreiben, 2024.411 p. : il. ; e-book, Disponível em:https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_f609c3cbe22444d9bd4a3f79b1a44ad8.pdf.p.308-318, Itapiranga, Ed. Scheriben, 2024. SANTOS, L. T. dos, GUERRA, L. C., PORTAL, L. S. L., BONA, A. S. De – Dobraduras e a Computação (Des)plugada: Uma prática necessária para educação básica, In ALBURQUERQUE JUNIOR, A. B de(org).; PEREIRA, G. S.; ROCHA, B. B. da.; IVANICSKA, R. F.EDUCAÇÃO, TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL : CAMINHOS PARA UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA EMANCIPATÓRIA.. – Itapiranga : Schreiben, 2024.411 p. : il. ; e-book, Disponível em:https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_f609c3cbe22444d9bd4a3f79b1a44ad8.pdf. p.319-328, Itapiranga, Ed. Scheriben, 2024. EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. Tradução Alexandre Boide, Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2015. 2° tiragem.
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Extensão - Educação
Integrantes: