Filosofia e pensamento decolonial: Uma análise do currículo escolar a partir da perspectiva decolonial no ensino médio em Charqueadas/RS


Resumo: O tema a ser explorado neste projeto é o estudo do conceito de decolonialidade por meio da investigação dos desdobramentos que tal perspectiva representa no currículo e ensino escolar brasileiro. Tal abordagem se fundamenta em uma visão crítica frente a uma de predominância de um referencial teórico unilateral presente nas escolas. A escola, enquanto instituição reconhecida, também reproduz padrões de uma herança colonial, que se expressa por meio de uma cultura e referencial teórico de povos colonizadores. Neste sentido, a abordagem decolonial não é somente uma possibilidade de se explorar outros referenciais, mas também como um resgate da própria identidade brasileira, provendo maior visibilidade para diversos segmentos invisibilizados, tais como: movimentos raciais, étnicos e de gênero, entre outros. Em razão disso, nosso problema de pesquisa é: quais são os motivos que justificam a ausência de uma perspectiva decolonial no ensino público brasileiro? Desse modo, nosso objetivo geral é investigar o conceito de decolonialidade, e como objetivos específicos, entender como tal conceito é aplicado no currículo acadêmico e perceber os impactos dele na rede de ensino pública de Charqueadas-RS. Em termos metodológicos, a pesquisa será dividida em dois momentos: o primeiro, inicialmente desenvolvido por meio do estudo de autores que rompem com essa lógica colonial e reivindicam um local de fala muitas vezes apagado, tais como: Ailton Krenak, Lélia Gonzalez, Bells Hooks entre outros. Esse estudo está em sintonia com uma série de avanços políticos, tais como as leis nº 10.639 e 11.645, que tornam obrigatório o estudo da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas, por exemplo. O segundo momento, consiste no levantamento da incidência da abordagem desses temas nas disciplinas escolares na realidade de Charqueadas-RS, isso será feito por meio de pesquisa e entrevistas, tendo como respaldo também estatísticas em âmbito nacional. O resultado pretendido com o projeto é proporcionar aos alunos envolvidos o domínio dos conteúdos e seu compartilhamento por meio de atividades nas escolas. Não obstante, o projeto tem como função também inserir estes autores na rotina dos currículos, visando assim naturalizar a presença dessa perspectiva.

Referências: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org). Pensamento feminista hoje: Perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro. Bazar do tempo. 2020. KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BALLESTRIN, Luciana.  América Latina e o giro decolonial 2013.Acesso em 20/04/2024.  https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/?lang=pt

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: