Resumo: O presente projeto de Extensão denominado Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grandes do Sul - Campus Osório é parte do Programa Institucional Núcleo de Memória do IFRS (NuMem). Dos objetivos, busca-se a preservação e divulgação da memória coletiva do Instituto Federal através das redes sociais, principalmente o Instagram, almejando conectar a comunidade local e interna à trajetória do respectivo campus. A fase em que o projeto se encontra diz respeito ao processo de seleção e organização das imagens para as postagens no perfil oficial do NuMem. Tal ação é realizada a partir da coleta, organização, catalogação e divulgação de acervos de fotos, vídeos e áudios institucionais presentes no site oficial do NuMem, bem como no acervo fotográfico e documental de domínio do próprio setor de comunicação da unidade. O movimento de seleção de imagens é permeado por análises no campo da fotografia no que concerne à sua importância de conservação e divulgação, principalmente quando inseridas em acervos escolares. As análises realizadas têm como base principal os postulados de Ciavatta (2002), Kossoy (2001) e Souza (2024). A partir disso, considera-se a fotografia como registro histórico que permite a aproximação das pessoas que viveram os momentos divulgados em uma nova perspectiva geográfica e temporal. Isso é possível através da divulgação imagética que deve carregar consigo a veracidade dos fatos, a decodificação e o desvelamento dos elementos para que alcance o máximo de pessoas, aspectos mantidos pelo núcleo. Nesta fase do projeto, as imagens são publicadas semanalmente e de acordo com as datas comemorativas e eventos que fazem parte da rotina do IFRS Osório. Até o presente momento, levando em consideração o ano em que está inserido, o NuMem Osório promoveu o compartilhamento de treze postagens de atividades presentes na memória institucional e temáticas aos meses em que foram compartilhadas. Esses compartilhamentos geram o fomento da memória de toda comunidade do IFRS e externa a ela, promovendo a efetividade das fontes históricas como sendo instrumentos de conservação e apreensão dos espaços, dos ambientes e das pessoas que fazem parte dele.
Referências: 1. CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002; 2. KOSSOY, B. Fotografia & história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001; 3. SOUZA, F. das C. S. A construção de uma memória para os institutos federais: a organização e a exposição do acervo fotográfico da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Acervo, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 1–29, 2024. Disponível em: https://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1953. Acesso em: 14 jun. 2024.
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Extensão - Educação
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