A matemática existente no movimento: dançando e aprendendo.


Resumo: Neste trabalho será apresentado um estudo reflexivo teórico de um projeto de extensão que analisa a matemática que está presente em movimentos de dança. Através de pesquisas e análises de trabalhos, apresentamos a importância do contexto da dança e do movimento para despertar a curiosidade e interesse dos alunos. Justifica-se pela necessidade de utilizar novas metodologias de ensino, para promover um ensino com qualidade e de maneira que gere uma aula interativa, dinâmica, e interessante para o aluno, diferente das aulas tradicionais que se apresentam de forma desgastante e com alguns resultados insatisfatórios ligados à disciplina de matemática. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo ensinar matemática através de movimentos de dança, brincadeiras com elásticos, criatividade e utilização de pensamento computacional. Durante a utilização dessas práticas, podemos abordar elementos e importância de diversos conceitos da geometria, como ângulos, formas geométricas, retas, e ainda simetria, conceitos de medidas, razões e representações. Além de apresentarmos uma aula inovadora, conseguimos expor a matemática que está presente no nosso cotidiano, trazendo um significado para os conteúdos. Através desses artigos vimos estudos quanto à mobilização, curiosidade, uso de matemática e exploramos mais quando fazemos algoritmos para ensinar a dançar. Concluo então, que buscamos uma aula dinâmica e visual, com interesse e participação dos alunos nesta abordagem de conceitos matemáticos.

Referências: TEIXEIRA, Carolina Sena. Dança e matemática: uma conexão possível na modalidade não presencial, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. GONÇALVES, Rosinéia de Oliveira. A ludicidade da dança das cadeiras no ensino de análise combinatória, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática) -Universidade Federal do Pampa, na modalidade EaD - Pólo Gravataí, Bagé, 2023. FERNANDES, Andreia Filipa Lopes. A Dança Criativa como recurso motivador para a aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2023. Trabalho final de mestrado- Isec Lisboa Instituto Superior de Educação e Ciências, 2023. TAUFER, Edite. ALMEIDA, Aline Manuela Klein. Matemática no movimento humano.Expressa Extensão. ISSN 2358-8195 , v. 27, n. 3, p. 32-39, SET-DEZ, 2022.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Integrantes: