Resumo: A inclusão segue sendo um tema altamente discutido nos dias atuais, principalmente quando se trata da inclusão escolar, impulsionando um movimento de transformação no sistema educacional do país. A presente pesquisa tem como ponto de partida o questionamento acerca de como se realiza a prática docente com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Programa de Aprendizagem Profissional - Jovem Aprendiz. O referido programa é um projeto idealizado nos anos 2000, que possui o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho em conjunto com a formação profissional. Como docente no Programa Jovem Aprendiz, surgiram questionamentos e inquietações a respeito das práticas abordadas com os alunos com TEA, pois, nas turmas em que leciono, não disponho de alunos com TEA incluídos. Já em outras instituições, identifiquei dados que comprovam a inclusão de alunos com TEA. Por esse motivo, optou-se por desenvolver esta pesquisa, que se baseou na metodologia qualitativa do tipo estudo de caso e utilizou, para a coleta de dados, um questionário aberto via Google Formulário, direcionado a uma professora de uma instituição formadora no Litoral Norte Gaúcho do RS. Para a análise dos dados coletados, os resultados serão organizados em dois eixos: Concepções e Vivências em Relação à Inclusão do Jovem com Transtorno do Espectro Autista no Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz; e Especificidades Educacionais do Aluno com TEA: Realização da Prática Docente. Assim, como resultados preliminares da análise, concluiu-se que a docente enfatiza sua prática em sala de aula como práticas abertas para novas possibilidades e busca o desenvolvimento integral dos seus alunos, para que possam atingir os objetivos propostos de maneira inclusiva.
Referências: MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015. PERRENOUD, Philippe. A Pedagogia na Escola das Diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2. ed. Porto Alegre, Artmed, 2001 TARDIF, M; LESSARD, C. O Trabalho Docente: elemento para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2005.
Nível de Ensino: Pós-Graduação
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas
Integrantes: