Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Violão na Sala de Aula contemplando Elementos de Lógica


Resumo: O trabalho é um projeto de ensino construído na disciplina eletiva, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, denominada de Informática Interdisciplinar. O projeto criou e aplicou o desenvolvimento de um jogo com cartas para incentivar a curiosidade em aprender música, em particular violão. A construção do jogo foi projetada para contemplar muita lógica e mediada pela metodologia do pensamento computacional. A atividade do tipo jogo da memória propõe uma abordagem inovadora para o aprendizado de notas, acordes e harmonia musical. Começando com jogos dedicados para cada conceito - notas e acordes - os jogadores são gradualmente introduzidos aos fundamentos da teoria musical. Em seguida, eles são desafiados a combinar suas habilidades em outro jogo da memória, desta vez relacionando as notas e acordes. Depois, os jogadores testarão os conhecimentos recém-adquiridos respondendo perguntas relacionadas a notas e acordes. Essa jornada lúdica e melódica não apenas fortalece o entendimento teórico, mas também proporciona uma experiência prática e divertida de aprendizado musical. O jogo foi aplicado em duas escolas públicas do Litoral Norte do RS com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na Escola B, 23 estudantes participaram da atividade sob a supervisão de um professor de Matemática que já utilizava música em suas aulas. Na Escola A, a atividade envolveu turmas do sétimo, oitavo e nono ano, totalizando 79 estudantes. Em ambas as escolas, o jogo despertou um interesse significativo pela música e pelo violão entre os alunos, gerando muitas perguntas e curiosidade sobre partituras e outros instrumentos musicais. Este projeto demonstra que jogos educativos são uma ferramenta eficaz para ensinar conceitos musicais e promover o interesse pela música, aliando diversão e aprendizado de maneira interdisciplinar.

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Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: