Resumo: Este estudo apresenta uma atividade divertida de jogo da memória, utilizando conceitos de Pensamento Computacional, direcionada a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrangendo diversas idades e níveis de suporte, desenvolvida durante a disciplina de Informática Interdisciplinar, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS Campus Osório. O processo motivador deste artigo vem da necessidade de inclusão de crianças e jovens com TEA na educação pública, propondo a adequação dos meios de aprendizado para a realidade de cada estudante. Esta atividade foi aplicada em alunos do ensino básico em escolas públicas do litoral norte gaúcho, com apropriação metodológica pelas professoras aplicadoras, utilizando o jogo também em conjunto com conteúdos trabalhados na BNCC. O pilar de aplicação foi o Pensamento Computacional e como o estudante interpreta, decompõe, abstrai e resolve a problemática proposta pelo jogo, variando em suas formas a cada repetição da aplicação. Como resultado foi possível captar forte interesse dos estudantes com TEA, juntamente com forte interesse de recriação da atividade por parte dos mesmos, desenvolvendo novas regras e conjuntos para outras rodadas da brincadeira. Foi trabalhado na atividade a comunicação, criatividade, autonomia e interação social durante e após a aplicação, demonstrando um meio real de desenvolvimento social e pessoal da criança e jovem com TEA.
Referências: DA SILVA, Marcio Moreira. Educação especial na perspectiva inclusiva: crianças com transtorno do espectro do autismo. ID on line. Revista de psicologia, v. 11, n. 35, p. 56-66, 2017. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/717>. Acesso em 24 de Abril de 2024. DE MATTOS VOGEL, Bruno Gonzaga; PEREIRA, Claudia Pinto. Trabalhando o Pensamento Computacional Através de uma Interface Tangível para Programação de Robôs. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 31, p. 117-148, 2023. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2824>. Acesso em: 12 de Abril de 2024. PEDROSA, Brenda Simonelly Pereira Santos; DA SILVA CALDEIRA, Maria Carolina; DE MATOS, Santer Alvares. ROBÓTICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM PUBLICAÇÕES COM FOCO EDUCACIONAL ESCOLAR. REIN-REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, v. 7, n. 2, p. 350-362, 2022.
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas
Integrantes: