Resumo: A produção cinematográfica pode se mostrar uma ferramenta importante para sensibilizar os/as adolescentes para eventos históricos que parecem, muitas vezes, distantes no passado. O projeto “História em Tela: cinema e ensino de História” tem como objetivo utilizar o cinema como um recurso didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos/das estudantes. Este projeto estimula a produção de filmes sobre diferentes eventos históricos pelos próprios estudantes, promovendo habilidades como criatividade, pensamento reflexivo, trabalho em equipe, entre outros. Assim, grupos de estudantes escolhem um determinado tema histórico para produzir um filme com a duração de 15 a 20 minutos. Os bolsistas do projeto oferecem suporte aos discentes, tanto nas filmagens quanto na edição e, ao final do semestre, organizam um evento denominado IFOSCAR, no qual as produções são apresentadas. Além do auxílio fornecido aos alunos e alunas, o projeto desenvolve ações para incentivar a aproximação dos/das discentes com a cultura cinematográfica. Assim, foi realizada uma roda de conversa após a exibição de filmes produzidos entre os anos de 2017 e 2022, enfatizando o processo de realização destas obras. Outra atividade oferecida é a produção de uma exposição com imagens dos filmes realizados até o ano de 2024, apresentado a sinopse de cada obra fílmica. Outra proposta deste projeto de ensino é fornecer uma lista de filmes que versam sobre questões históricas referentes aos mais variados períodos, para que os/as discentes possam conhecer mais sobre estes temas e fixar os conteúdos desta área do saber. O presente projeto demonstra a importância do cinema como uma ferramenta didática para tornar o ensino de histórico mais atraente e lúdico. Deste modo, acredita-se que até o momento de término do projeto em torno de 20 filmes serão produzidos e exibidos, constituindo um importante acervo de materiais que serão uteis para os docentes em sala de aula.
Referências: DE LIMA, Daniel Rodrigues. Cinema e História: O filme como recurso didático no ensino/aprendizagem da História. Revista Historiador, n. 7, 2015. MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Cinema: imagem e interpretação. Tempo social, v. 8, n. 2, p. 83-104, 1996. NÓVOA, Jorge. Apologia da relação cinema-história. O olho da História, v. 1, n. 1, p. 109-122, 1995.
Nível de Ensino:
Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo:
Não
Necessita de mesa:
Não
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas
Integrantes: