Laboratório de Turismo e Hospitalidade


Resumo: O Laboratório de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório é um espaço dedicado aos docentes e discentes dos cursos do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Tem como objetivo principal servir como um centro de referência educacional para atendimento tanto das demandas da instituição quanto da comunidade externa. A proposta do projeto está centrada nas atividades de ensino, de pesquisa e extensão, abrangendo diversas formas de aprendizado, organização e suporte para que os alunos possam desenvolver competências, habilidades e atitudes, contemplando uma formação teórico-prática que amplie as aptidões para atuação profissional. O projeto está amparado nas metodologias ativas que enfatizam a participação eficaz do aluno na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências. Como resultados parciais, foi realizado o levantamento das demandas de atividades junto aos alunos e professores do curso. O projeto tem apoiado ações de ensino para o curso técnico em Guia de Turismo, no planejamento e organização de palestras e visitas técnicas. Além disso, tem divulgado as atividades do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer nas redes sociais. Com isso, busca-se aumentar o interesse dos estudantes em relação aos ensinamentos, tornar a aquisição de conhecimento mais envolvente, eficaz e melhorando assim, suas habilidades para resolver problemas de modo colaborativo. Além disso, o projeto atua no contexto de atividades que contribuam para o desenvolvimento do Turismo local e regional, em conjunto com outras áreas do conhecimento.O presente trabalho foi realizado com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Referências: BARRETO. Leilianne Michelle Trindade da Silva. Competências profissionais e mercado de trabalho no Turismo: desafios e perspectivas. In: Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Turismo, competências profissionais e mercado de trabalho [recurso eletrônico]: 13 a 14 de junho de 2019/Orgs. Sara Joana Gadotti dos Anjos. [et.al.].Itajaí-SC:UNIVALI,2020. MORAES, Francisco de. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2017. PERRENOUD, Phileppe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Sociais Aplicadas

Integrantes: