PRÁTICAS E CONSTRUÇÕES DE APRENDIZAGEM NA DIVERSIDADE


Resumo: Este trabalho visa apresentar estudos e práticas desenvolvidas no projeto Laboratório de Interlocução de Aprendizagens (LIA): espaço de práticas na perspectivas da formação inicial inclusiva e no acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas no Campus Osório. O objetivo do projeto é criar um espaço pedagógico voltado à atuação de licenciandas(os) na educação inclusiva, focando em estudantes do 3º ano do Ensino Médio com necessidades especiais decorrentes do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula regulares. A relevância do projeto reside na necessidade de garantir que todas(os) as(os) estudantes tenham o direito de compreender, resolver e aplicar conhecimentos matemáticos, com um olhar atento docente para as dificuldades e especificidades individuais, bem como para a interação entre colegas. Como parte da metodologia destaca-se a interação, conhecimento e observação das(os) estudantes com seus saberes de Matemática, através de jogos e atividades descritivas problematizadas em diferentes contextos. Informações sobre o entendimento das(os) estudantes são coletadas durante a jornada letiva, adaptando-se às dinâmicas práticas conforme a construção do conhecimento e socialização das(os) mesmas(os). O conteúdo aplicado foi Progressão Aritmética (PA), onde as(os) estudantes puderam reconhecer padrões em conjuntos de dados apresentados em jogos, tabelas, sequências numéricas e situações-problema. Essas atividades foram implementadas através de dois jogos e uma atividade descritiva, com a participação voluntária das(os) estudantes. Os resultados parciais indicam que, ao aplicar atividades práticas baseadas em Progressão Aritmética, as(os) estudantes conseguem reconhecer padrões em jogos, tabelas, sequências numéricas e situações-problema. Observou-se que os conhecimentos prévios das(os) estudantes, suas dificuldades, desenvoltura e compreensão do conteúdo são aspectos cruciais para a adaptação e aprimoramento do ensino, importantes na construção de práticas educativas inclusivas. O projeto LIA revela a importância da adaptação do ensino às especificidades das(os) estudantes, focando na construção do conhecimento e na inclusão escolar. A apropriação permitida à bolsista do projeto em suas práticas iniciais docentes é fundamental para a promoção da educação especial na perspectiva inclusiva, destacando-se como uma iniciativa relevante no campo da educação.

Referências: FLEIRA, R.C., FERNANDES, S.H.A.A. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Publicado em 30 de abril de 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a18. Acesso em: 26/04/2024 CHEQUETTO, J.J., GONÇALVES, A.F.S. Possibilidades no Ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, ISSN 2236-2150 – V. 05, N. 02, p. 206-222, Outubro, 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/110. Acesso em: 26/04/2024 CARVALHO, F.M. O papel do professor na inclusão de alunos com Transtorno Espectro Autista no ensino da Matemática. Publicado em 28 de junho de 2023. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/3377/TCC%20Franciele%20de%20Moraes %20Carvalho.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26/04/2024

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: