Religião e política no cenário político brasileiro: compartilhando saberes acerca do ativismo político pentecostal no Brasil redemocratizado


Resumo: A presente pesquisa analisou o ativismo político pentecostal desde as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte em 1986, com o objetivo de desenvolver um jogo educativo sobre a influência religiosa na política brasileira. O presente trabalho revisa e dá continuidade ao trabalho de Lunkes, Ferro e Trevisan (2023), o qual resultou em um jogo educativo direcionado a estudantes do ensino médio. A investigação atual proporciona a reformulação do jogo anteriormente proposto, com o intuito de aprimorar a compreensão, por parte dos estudantes do Terceiro ano do Ensino Médio do IFRS - Campus Bento Gonçalves, do ativismo político pentecostal no Brasil. Metodologicamente, realizou-se revisão teórica para compreender o ativismo político pentecostal no Brasil desde a redemocratização após o final da ditadura civil-militar e, a partir disso, desenvolveu-se o jogo, com noventa perguntas de nível médio, fácil e difícil, juntamente com trinta indagações de verdadeiro e falso e trinta problemáticas para o discente argumentar, totalizando cento e cinquenta questões. A atividade estimula diversos níveis de dificuldade, contendo questões mais gerais, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Sociologia do terceiro ano, até questões mais específicas sobre as ações promovidas pela Frente Parlamentar Evangélica. Como resultado da investigação elaborou-se um material lúdico, contendo um tabuleiro de tiragem de cartas, desenvolvido com base em uma extensa fundamentação teórica. O jogo é dividido em vinte e cinco rodadas, desmembradas em cinco níveis de dificuldade: 1- Nível Fácil; 2- Nível Médio; 3- Nível Difícil; 4- Verdadeiro e Falso; 5- Argumentativos. Como consideração final, destaca-se que o projeto possibilitou o desenvolvimento de um jogo educativo adaptado à educação básica brasileira, tornando possível a conscientização de discentes acerca da democracia em nosso país e a influência pentecostal.

Referências: BAUBERÓT, Jean; MILOT, Micheline; BLANCARTE, Roberto. Declaração Universal sobre a Laicidade no século XXI. Transcrito de Lorea, R. A. (Org). Em defesa das liberdades laicas. Porto Alegre: Casa do Advogado, 2008. LUNKES, Bianca; FERRO, Luisa; TREVISAN; Janine. Vivemos em um estado laico? Compartilhando saberes acerca do ativismo político pentecostal no Brasil redemocratizado. Anais da 13ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - IFRS campus Osório, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/spine/Downloads/ANAIS%20MOEXP%202023.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024 MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, v. 2, 1999.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Sim
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: