Resumo: A ação de ensino "Conexões Afetivas", vinculada ao Programa Pertencer - Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil no IFRS Campus Osório, constitui-se como um conjunto de intervenções com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente escolar mais humano e afetivo. Embora o Programa Pertencer, do qual faz parte, tenha surgido em 2020, a primeira experiência do Conexões Afetivas foi realizada em 2022, com a intenção de aproximar os estudantes e a comunidade do Campus diante da retomada presencial pós-pandemia. Atualmente, em 2024, a ação estruturou-se, principalmente, com duas atividades, a primeira onde se escondiam bilhetes afetuosos pelo campus para que, no encontro com os estudantes, trouxessem palavras de acolhimento e conduzissem a buscar colegas e servidores para, juntos, partilharem momentos e receberem mimos simbólicos da equipe. A segunda ação consistiu em uma dinâmica em referência ao Dia do Amigo, no mês de julho, na qual foram escolhidas frases significativas sobre amizade para serem distribuídas com bombons. Nesta última, a pessoa que aceitava participar da atividade, recebia um bombom como forma de agradecimento e entregava outro com a mensagem para um amigo especial. As entregas dos bombons e as reações das pessoas que os recebiam foram gravadas para uma produção audiovisual, que foi composta para a volta às aulas pós recesso, um momento ímpar de celebração da afetividade. Em se tratando dos resultados parciais, a ação dos envelopes de afetos, ao longo de suas 5 edições (semestrais), desde 2022, proporcionou 387 encontros, 44 em 2024. Já na atividade do Dia do Amigo, foram envolvidos, em sua primeira edição, 60 estudantes. A partir da experiência do Conexões Afetivas e com base na celebração dos diferentes momentos vivenciados junto à comunidade, viu-se a potência dos processos orientados pela afetividade e, neste sentido, reitera-se o compromisso desta iniciativa com a humanização da educação e na transformação das vivências escolares a partir da sensibilidade, das ações coletivas e do diálogo.
Referências: DALLA VECCHIA, A. M. Educação e afetividade. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 4, n. 9, p. 107–127, 2002. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3965
Nível de Ensino:
Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo:
Não
Necessita de mesa:
Sim
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas
Integrantes: