A EDUCAÇÃO E A ESCOLA DO CAMPO NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE E ESTUDO DOS TCCS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CAMPUS LITORAL NORTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


Resumo: O presente trabalho tem como centralidade a análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no campus Litoral Norte, em Tramandaí, no estado do Rio Grande do Sul. A partir de pesquisa junto ao repositório da biblioteca, pretende-se compreender os principais eixos e princípios formativos no Curso, conhecer as necessidades e as características da Educação e da Escola camponesa no Litoral Norte Gaúcho tendo em vista a intensificação da política de fechamento de escolas no campo no país, fruto da crescente ação das políticas neoliberais assumidas por gestores tanto no plano federal como nas esferas estadual e municipal. Como elementos teóricos que sustentam tal análise, as produções críticas de especialistas na área como Mônica Molina, Roseli Caldart e Miguel Arroyo, bem como, marxistas e neomarxistas críticos ao neoliberalismo do campo da sociologia, da filosofia e da ciência política como Pierre Dardot e Christian Laval, Wendy Brown e Marilena Chauí. Como elementos metodológicos, destaca-se se tratar de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e que, de acordo com a base de dados do repositório da biblioteca da Universidade, 89 TCCS, entre 2018-2022.

Referências: CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde, v. 7, p. 35-64, 2009. LUVEZUTE KRIPKA, Rosana Maria; SCHELLER, Morgana; DE LARA BONOTTO, Danusa. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, v. 14, n. 2, 2015. SILVA, Denilson da. Práticas curriculares democráticas em escolas do campo no Brasil. Curitiba: Editora Appris, 2022.

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: