Debatendo sobre direito humanos na escola Professor Milton Pacheco


Resumo: O presente trabalho de ensino tem como objetivo apresentar os materiais desenvolvidos na disciplina de Práticas Experimentais em Ciências Humanas, da E.E.E.F. Professor Milton Pacheco, com as turmas de nono ano. Com a finalidade de discutir a origem, garantia e seguridade dos direitos humanos, a turma foi dividida em três grupos, cada um focado em um eixo temático: imigração (discutindo direito à nacionalidade, voto e liberdade econômica), sexualidade (homofobia e liberdade sexual) e etnias (racismo e discriminação). Os grupos realizaram pesquisas na internet sobre seus temas e produziram materiais para socialização e divulgação dos resultados. Além disso, entrevistas foram conduzidas com pessoas relacionadas às temáticas, sendo posteriormente divulgadas por meio de podcasts. A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho reside na necessidade de promover uma compreensão crítica dos direitos humanos entre os estudantes. Ao explorar temas tão relevantes e atuais como imigração, sexualidade e etnias, o projeto busca não apenas ensinar a teoria, mas também incentivar a aplicação prática desses conceitos. Através das pesquisas, produção de materiais e entrevistas, os alunos desenvolveram habilidades de investigação, análise crítica e comunicação, preparando-se para serem cidadãos conscientes e engajados na promoção e defesa dos direitos humanos. A atividade foi bem-sucedida, pois proporcionou uma aprendizagem significativa ao conectar os alunos a questões sociais relevantes, permitindo-lhes aplicar e discutir os direitos humanos em contextos práticos, o que enriqueceu suas reflexões e fortaleceu seu papel como futuros defensores dos direitos humanos.

Referências: NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução 217 A (III), de 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Acesso em: 7 ago. 2024.

Nível de Ensino: Ensino Fundamental
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: