IFhelp 2024: Práticas de acolhimento e ambientação em prol dos primeiros anos do EMI do Campus Osório


Resumo: O projeto IFhelp 2024 trata-se de uma proposta que visa oferecer apoio e acolhimento aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Osório. A iniciativa pretende promover a integração e o sucesso acadêmico dos discentes por meio de atividades que abordam as dificuldades relacionadas ao convívio social e à ambientação, além de oferecer suporte nas questões pedagógicas. A relevância do projeto está na necessidade de auxiliar os novos estudantes na transição para o ambiente escolar do IFRS, garantindo que recebam o suporte necessário para superar desafios acadêmicos e sociais. O caráter inovador do projeto reside em sua abordagem híbrida, combinando atividades presenciais e online para criar uma rede de apoio abrangente e contínua. Reconhecendo os desafios iniciais que os ingressantes enfrentam, o projeto tem por objetivo facilitar a adaptação estudantil tanto no ambiente social quanto nos processos de ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos, o projeto adota uma abordagem metodológica que inclui práticas presenciais e online. Entre as atividades presenciais, destacam-se rodas de conversa e confraternizações, que promovem a interação e a troca de experiências entre os estudantes. Além disso, a interação online, especialmente através da rede social Instagram, complementa o apoio contínuo e facilita a comunicação. Até o momento, as atividades desenvolvidas focaram em ouvir os estudantes e estreitar as relações entre eles, por meio de confraternizações e rodas de conversa. Foi possível constatar que a maior dificuldade destes discentes está presente nas disciplinas técnicas do curso. Como próximo passo, o projeto irá organizar um grupo de estudos e aplicar um questionário para aprofundar o conhecimento das demais necessidades de apoio aos estudantes e orientar as próximas ações. Com esta iniciativa, almeja-se contribuir significativamente nos processos de integração, permanência e êxito estudantil no EMI, constituindo e fortalecendo uma rede de apoio institucional.

Referências: DAYRELL, Juarez. A escola “faz” juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, outubro, 2007. GONTIJO, Simone Braz Ferreira, et al. Permanência Estudantil no Ensino Médio Integrado. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa. Brasília/DF, v. 1 n. 1 p. 51-72 - jan./jun., 2019.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: