Resumo: O Projeto "Acompanhamento e Monitoria de Estudantes Jovens e Adultos no Contexto dos Cursos Noturnos do IFRS Campus Osório" constitui-se como uma proposta de ensino voltada ao atendimento dos estudantes vinculados aos cursos noturnos do IFRS Campus Osório, a qual se origina da necessidade de contribuir com a proposição de ações estratégicas de permanência e êxito estudantil. Tem por objetivo fortalecer as dinâmicas de acompanhamento dos cursos noturnos, no âmbito da Assistência Estudantil, a partir do (re)conhecimento das diferentes trajetórias dos estudantes jovens e adultos e da observação das necessidades que forem se apresentando em seus percursos formativos. Justifica-se e fundamenta-se o projeto pela consideração de que os cursos noturnos, historicamente, são aqueles que apresentam os maiores índices de evasão e abandono escolar em nosso Campus, desenhando o necessário movimento de ampliação das estratégias de acompanhamento discente. A iniciativa volta-se, prioritariamente, ao acompanhamento de estudantes trabalhadores, de mães estudantes e de egressos da modalidade EJA, e tem como metodologia a constituição de espaços de escuta e acolhimento estudantil, de monitoria pedagógica relativa às dificuldades de organização, gestão do tempo e aprendizagem, de intermediação de suas necessidades junto a diferentes setores e políticas institucionais, como também da proposição de eventos sobre as temáticas relacionadas e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos no contexto dos Institutos Federais. Espera-se que, com a iniciativa, ampliem-se os canais de comunicação com os estudantes e seja possível traçar alternativas que antecipem suas dificuldades e fomentem a derrubada de barreiras que possam influenciar em seus processos. Enquanto resultados parciais, destaca-se que o projeto está na fase de desenvolvimento de duas ações: um encontro junto às estudantes mães e uma roda de conversa com os estudantes do 2º Semestre dos cursos noturnos. A partir da análise das informações oriundas desse processo, estabeleceremos as próximas ações. Com isso, dada a proposição desta ação, pretende-se dar mais visibilidade aos desafios presentes nas rotinas discentes e estimular que se olhe com mais atenção para os aspectos de dificuldades que carregam e que podem, em alguma medida, desorientar o estudante jovem e adulto do caminho da educação.
Referências: ARROYO, Miguel Gonzales. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa [livro eletrônico]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. MOURA, Dante Henrique.; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. PROEJA: entre desafios e possibilidades. HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 114-129, maio 2012. ISSN 1807- 1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/914/536. SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo, justiça e inclusão. In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 71 - 86.
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas
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