Resumo: O projeto de pesquisa visa conscientizar colaboradores e empresários sobre a relevância da inteligência emocional no âmbito organizacional, trazendo os benefícios de desenvolver esta habilidade tanto para a vida profissional, quanto para a vida pessoal do indivíduo. De acordo com levantamento realizado pela Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais acabam sendo contratados por suas competências técnicas e sendo demitidos por falta de comportamento adequado, mostrando que diversos colaboradores de diferentes áreas acabam sendo prejudicados e que, para o sucesso corporativo, é necessário conseguir lidar com seus sentimentos. Assim, tem-se como objetivos no projeto analisar o impacto que a falta de inteligência emocional causa nos trabalhadores e no seu desempenho profissional; propor ações que possibilitem o desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho; sugerir a introdução de ações promotoras da inteligência emocional em empresas interessadas com o apoio psicoemocional aos colaboradores. Baseado nos estudos de Rios (2014), Moreira (2017), Gueber, Poletto e Vieira (2012) sobre a temática, propõe-se uma estratégia de auxiliar estes colaboradores a se conectarem de maneira positiva com suas emoções e sentimentos, embarcando em uma jornada própria de autoconhecimento, através de uma junção de atividades constantes que que trarão os resultados estimados. Incluída neste planejamento está uma série de palestras trimestrais feitas por um profissional para acompanhar a evolução dos colaboradores, junto de um espaço reservado dentro da empresa justamente para a realização destas atividades. Como alternativa a ser examinada, um aplicativo também seria incluído na ideia, para o auxílio do monitoramento do clima organizacional e bem-estar dos funcionários de forma remota, através de depoimentos anônimos mensais de cada um sobre o assunto. Implementando o projeto, pelo menos 60% dos colaboradores passariam a valorizar mais a compreensão dos próprios sentimentos e dos de seus colegas, promovendo empatia, melhorando as relações de trabalho e o desempenho profissional. O projeto foi desenvolvido usando o método científico, baseado em revisão bibliográfica, questionários online com trabalhadores de Santo Antônio da Patrulha e entrevistas com uma profissional da área psicológica.
Referências: RIOS, Lucile Bernardo de Amorim. A inteligência emocional no ambiente de trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas). Centro de Ensino Superior do Ceará, Faculdade Cearense, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://ww2.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/TCC/ADM/A%20INTELIGENCIA%20EMOCIONAL%20NO%20AMBIENTE%20DE%20TRABALHO.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024. GUEBUR, A. Z.; POLETTO, C. A.; VIEIRA, D. M. S. Inteligência emocional no trabalho. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 71–96, 2012. DOI: 10.22169/revint.v2i3.108. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/108. Acesso em: 19 jul. 2024. MOREIRA, V. L. A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 84–96, 2017. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i1.16963. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/1696. Acesso em: 19 abr. 2024.
Nível de Ensino:
Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo:
Não
Necessita de mesa:
Sim
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Sociais Aplicadas
Integrantes: