JUVENTUDES, SOCIABILIDADE E A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESTAR JUNTO NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL PÓS-PANDEMIA: representações e identidades


Resumo: Este artigo, originado de pesquisa de mestrado, problematiza a socialização de estudantes após a retomada presencial às aulas considerando o contexto pandêmico relativo à Covid-19. O estudo tem por objetivo analisar como são percebidos e manifestados os processos de socialização entre jovens estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Instituição Pública de Ensino Médio do Rio Grande do Sul, de modo a evidenciar a experiência do estar junto e as necessidades comuns no retorno à presencialidade após vivências escolares em contexto remoto. Buscando mapear as representações que estariam em circulação neste retorno ao presencial, a investigação ancora-se teoricamente na perspectiva dos Estudos Culturais e seus campos afins, que discutem a representação e a identidade da juventude no contexto educativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com viés etnográfico, que, para compor esse manuscrito, apresenta um recorte das análises produzidas, tomando por foco, um questionário aplicado em 2022, respondido por 88 discentes ao fim do primeiro ano da retomada presencial. Tais dados apontam para identidades circulantes e fragmentadas de jovens que, após dois anos letivos, na modalidade remota, expressam, de diferentes modos, o que entendem ser o seu “eu”.

Referências: HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Texto publicado no capítulo 5 do livro Media and Cultural Regulation, organizado por Kenneth Thompson e editado na Inglaterra em 1997. Publicado em Educação & Realidade com a autorização do autor. Tradução e revisão de Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa. Educação & Realidade Jul./dez. 1997. SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas , v. 28, n. 100, p. 1105-1128, Out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 mai. 2022.

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: